Saiba a importância da mulher no setor de autopeças!

Representantes como Karin Rådström, CEO na Mercedes-Benz Trucks, motivam mulheres na indústria automotiva


A presença feminina no mercado como um todo está cada vez mais forte e estratégica, e é claro que no setor de autopeças não seria diferente. O segmento automotivo representa aproximadamente 22% do PIB industrial brasileiro, sendo assim, é um dos “motores” da economia do país. Por isso, ter uma presença feminina forte, significa maior participação da sociedade na economia e, consequentemente, mais movimentação e maior desenvolvimento econômico para o setor — que reverberaria para o mercado, às empresas, aos funcionários, ao desenvolvimento e empoderamento feminino, e em outros setores ainda não muito receptivos à presença feminina.

Em 2015, o então Ministério do Trabalho, indicou que apenas 23% da força de trabalho de montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores de veículos e de combustíveis eram formadas por mulheres. E, para lideranças, esse número é ainda menor: segundo dados da pesquisa feita pelo Automotive Business em 2018, apenas 6% da alta liderança das empresas que compõe a indústria automotiva eram feitas por mulheres.

Essa baixa representação pode ser vista como uma oportunidade para o mercado, visto que a inclusão de gênero traz inovação e lucro para um mercado que encontra cada vez mais competição e desafios de diferenciação e fidelização de clientes.

Diversidade e sustentabilidade não são palavras que automaticamente remetem à indústria de transporte e autopeças, entretanto são dois conceitos que têm sido trabalhado por Karin Rådström, 42 anos, executiva-chefe global da Mercedes-Benz Trucks. A sueca acredita que para além das suas funções, precisa criar um ambiente mais inclusivo para mulheres e direcionar a empresa para um modelo menos prejudicial ao meio ambiente – e tudo pensando no futuro do negócio. A inclusão feminina traz criatividade, empenho, dedicação e inovação!

Apoiar o desenvolvimento feminino nesse setor é uma forma de levantar inúmeras oportunidades sociais e financeiras, além de o setor poder vir a se tornar um grande expoente no que diz respeito de ser um exemplo positivo de inclusão para outros setores da indústria e da economia. Esse movimento de desenvolvimento e evolução contribuem para uma grande causa em andamento, que é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criada pela ONU, que tem como o seu 5º objetivo o de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

segmentos

Com mais de 12.694 clientes atendidos, somos especialistas em aumentar o resultado (lucro) e fluxo de caixa para empresas dos segmentos:

Cosméticos

Farmácias

Lojas de Conveniências

Materiais de construção

PetShop

Postos de combustíveis

Supermercados

Vinícolas

Nossos Clientes

Entre em contato agora mesmo. Um de nossos especialistas entrará em contato rapidamente.

Entre em contato e tire suas dúvidas!