As mudanças causadas pela pandemia do coronavírus no Brasil refletiram nos hábitos de beleza da população. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o país é, atualmente, o quarto maior consumidor do segmento no mundo (perdendo para Estados Unidos, China e Japão).
Com as restrições de circulação da população e o aumento de trabalho home-office, a procura por produtos de cuidados pessoais e bem-estar, vem crescendo com o período. Com isso, os itens de beleza têm se tornando ótimos aliados para o enfrentamento da crise.
O faturamento do mercado de beleza no país cresce ano a ano. Em 2019, o setor atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019, conforme dados da Euromonitor. Também ganha destaque em lançamentos, como o terceiro maior em produtos lançados no mercado global — as criações brasileiras são exportadas para 174 países, segundo o Ministério da Economia e a Secretaria de Comércio Exterior.
Além disso, o Brasil representa metade do setor de cosméticos na América Latina. E deve manter-se promissor ainda por muito tempo. De acordo com a previsão da Goldstein Research, espera-se até 2030 uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% nesse setor.
Mesmo em meio à crise causada pelo novo coronavírus, os resultados foram positivos. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos viu-se diante de um importante crescimento no início do ano de 2021. Ainda conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, as vendas de itens de higiene pessoal, perfumes e cosméticos subiram 5,7% nos primeiros quatro meses de 2021.
Com a abertura do comércio, visando o novo normal pós-covid, a procura pelos serviços de profissionais da beleza, como cabeleireiros, voltou a se estabilizar, abrindo novas possibilidades para o mercado, como a distribuição de cosméticos profissionais, que é o fornecimento de produtos exclusivos para atender esses trabalhadores. Por conta do crescimento do setor, o e-commerce para esse tipo de produto também subiu.