Setor de pet shops foi dos poucos que teve crescimento durante a pandemia
O ramo de pets no Brasil vem crescendo exponencialmente. O país está entre os três principais mercadores de produtos pets do mundo (atrás dos Estados Unidos e China), encerrando o ano de 2020 com 40,1 bilhão de faturamento no setor, de acordo com o Instituto Pet Brasil.
Com a pandemia do coronavírus, o aumento do número de pets nas casas dos brasileiros teve um crescimento de 50%, de acordo com a ONG Ampara Animal. É um setor que vivencia mudanças. Na contramão de outros setores que sofreram com a crise econômica no período pandêmico, o mercado pet cresceu além do esperado.
Setor de pet shops foi dos poucos que teve crescimento durante a pandemia
Com as pessoas se adaptando ao modelo home office e ficando mais tempo em suas casas, os cuidados com animais de estimação redobrou. O número de adoções também aumentou durante o período.
O e-commerce também ganha destaque, se fortalecendo e mostrando um novo tipo de negócio para lojas e donos de animais. Antes mesmo da pandemia, as vendas online do setor já estavam em alta no país. O Instituto Pet Brasil também aponta que, em 2019, ele movimentou, em média, R$ 2 bilhões por ano.
Ásia, Europa e Estados Unidos passaram pelas fases da pandemia antes do Brasil. E o setor de pet shops, em diversos locais, teve grande crescimento de vendas online. Conforme o My Pet Brasil, nos Estados Unidos, que é o maior do mundo no setor, estima-se que os pedidos de comidas para gatos cresceram até 401%. Na Itália, os suprimentos para cachorros foram responsáveis por um crescimento de 995%.